quinta-feira, 18 de junho de 2015

Jogos educativos em sala de aula e Flashcards

Jogos educativos em sala de aula e Flashcards

 A pedagogia do ensino está em evolução. Os objetivos são claros e os mesmos, a sabedoria e a autonomia, mas os processos estão a evoluir e as novas tecnologias estão a ajudar e inverter as salas de aulas, o seu espaço, e ambiente.

Partilhe convosco, no Jogo & Aprendizagem, este artigo sobre este assunto que assume cada vez mais  importância.


Flashcards na Escola: Como usar Jogos de Memória em Sala de Aula
flashcards onlineUm desafio comum aos professores é prender a atenção do aluno e motivá-lo à participar ativamente, envolvendo-o no processo de aprendizagem. Para tanto, desde o início da vida escolar, o uso de imagens e a repetição de informações são usadas para esse fim. Mas, se antes, os simples jogos de memória – comprovadamente eficazes para o rápido aprendizado – eram usados com o auxilio de cartolina e cadernos, hoje, com a tecnologia, os jogos evoluíram para a esfera online e os Flashcards na Escola tornaram-se populares novamente.
O uso de Flashcards na Escola, mais do que auxiliar no processo de aprendizagem, serve de apoio ao professor para manter a turma atenta, interessada e participativa já que, usado como jogo educativo, motivam os alunos a interagir com os colegas e professor e, ainda, a criar os seus próprios Flashcards online.
E, o melhor, o aluno pode “levar” o recurso para casa (ou para onde quiser) e treinar novo vocabulário, memorizar fórmulas e datas hitóricas ou aprender um novo idioma, já que basta ter acesso à internet para revisar as cartas sempre que quiser.
Então, para deixar a aula ainda mais moderna e dinâmica porque não inserir a internet e conectar todos com o uso de Flashcards na escola?

Jogos educativos em sala

Em ExamTime você encontra uma forma simples e divertida de criar seus próprios Flashcards, de acordo com o perfil de seus alunos e a temática a ser ensinada, e de graça. O melhor é que você estará utilizando recursos digitais, um chamariz a mais para a nova geração de alunos.
Escolha um tema: vocabulário, datas históricas, fórmulas, definições, leis, tabuada, idioma, tipos de biomas, revisão para a prova, etc.flashcards na escola
Simples e fácil: Em cada carta você escreve a informação que deseja ensinar. No verso, o signifcado, resultado ou resposta. Você pode inserir imagem e palavras. O resultado da prática de memorização com flashcards é instantâneo. Quer mais dicas de como usar Flashcards na Escola?

  1. Utilize o jogo das palavras-chave: Dê aos alunos algumas palavras relacionadas ao conteúdo que foi estudado. Peça que seja desenvolvido pequenos textos explicativos.
  2. Para a revisão da prova: Coloque os principais temas nos FlashCards, dê aos alunos para que eles completem o verso e façam a revisão baseado no baralho.
  3. Para memorizar: Datas e fórmulas de maneira simples: separe por tema e identifique a data e, no verso, o motivo e explicação.
  4. Como guia de apresentações: Escreva de um lado o título do slide e do outro o discurso, tente memorizar para ajudá-lo no momento da apresentação.
tt
Em sala de aula: Os Flashcards online podem ser projetados em sala de aula, basta que se esteja conectado à internet. E, ao fim da aula, o material pode ser compartilhado com todos os alunos, por meio do Grupo de Aprendizagem no ExamTime, motivando-os a também criarem seus prórpios Flashcards, estimulando uma nova técnica de estudo.
Dever de casa: Cada aluno pode criar um baralho de cartas com determinado tema. Pode ser para fazer uma apresentação em sala de aula, ou para realizar um jogo entre os outros colegas. Assim, você estimula a co-participação do aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário